top of page

Paula Braun

redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram - Black Circle

Paula Braun é Atriz, diretora, e roteirista Nasceu em Blumenau (SC), em 25 de abril de 1979, e ainda cedo apaixonou-se pela arte. Sua estreia no teatro aconteceu aos 13 anos, na peça Vedor, em sua cidade natal. Em sua carreira teatral, Paula acumula inúmeros projetos, entre eles: Bonitinha, mas ordinária de Nelson Rodrigues, A Parte Doente de Gregory Haertel (2006), Os Camaradas (de 2001 a 2004), Aquelas Mulheres de Neil Labute (2010), Outros Tempos de Arold Pinter (2011) Realismo de Anthony Neilson (2013). 


Foi durante uma apresentação da peça “Os Camaradas”, em São Paulo, que Paula conheceu o cineasta Heitor Dhalia. O encontro rendeu sua primeira oportunidade no cinema, no longa-metragem “Nina” (2004). O filme foi a porta de entrada para um caminho forte no cinema brasileiro, no qual destacam-se o super premiado O Cheiro do Ralo (2007), em que divide cena com Selton Mello,  Amanhã Nunca Mais (2009), ao lado de Lázaro Ramos e Bollywood Dreams – O sonho bollywoodiano onde também foi colaboradora no roteiro.


Na TV, participou de seriados como O Sistema (2007) e Tudo Novo de Novo (2009) e da novela Malhação (2011),  Amor à Vida (2013)  de Walcyr Carrasco e Cara e Coragem (2022), de claudia Souto, onde se destacou como a personagem Olívia. 


Em 2013 assina seu primeiro roteiro teatral, Do Tamanho do Mundo, encenado em mais de 20 cidades pelo Brasil, incluindo temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por todas as cidades em que passou foi sucesso de público. Outro texto de sua autoria, “Meu nome é Maria” foi encenado em Lisboa, Portugal.


Seu primeiro longa-metragem como diretora e roteirista, Ioiô de Iaiá, está disponível no Streaming Globoplay, um documentário sobre casais com mais ou menos 50 anos de união. Atualmente trabalha na pré-produção de "Marinas e Maçãs", seu segundo longa metragem como roteirista e diretora. O argumento foi selecionado no LabRoteiro Varilux (França) em 2018.  


Como atriz, foi premiada como melhor atriz na 7ª Mostra Nacional de cinema e vídeo, no Prêmio Festival de Cinema Curtamazônia, ambos por Maridos , Amantes e Pisantes. Com O cheiro do Ralo, levou o prêmio especial da Crítica e prêmio especial do júri pelo conjunto de atores na 30ª Mostra de Cinema de São Paulo.

AM Company
bottom of page